Energia Solar

Como Funciona a Energia Solar

Os raios solares que incidem sobre os 1 – Módulos Fotovoltaicos (placas solares) instalados em seu imóvel são 5 – convertidos diretamente em energia elétrica pelas células fotovoltaicas.

A energia gerada pelos módulos em corrente “contínua” passa através de um equipamento chamado de 2 – Inversor, que é responsável por convertê-la em “alternada”, adequando-a à mesma frequência da rede elétrica da Distribuidora da sua região, garantindo a qualidade da energia e fazendo com que ela possa ser utilizada normalmente no seu imóvel.

Após esse processo, a eletricidade gerada pelo seu sistema é distribuída para seu imóvel através do 4 – quadro geral, sendo usada durante o dia em todos os aparelhos ligados à tomada. Durante o dia é gerada energia com sobras, que são contabilizadas pelo 3 – Medidor da concessionária e compensadas à noite, quando não há geração.

Ao final do mês, a concessionária calcula o valor da sua fatura de energia através da diferença entre Energia Gerada e Energia Consumida, resultando assim no valor da sua fatura.

Nos meses em que a incidência de radiação solar é maior, a geração é maior que o consumo, e portanto são gerados 5 – Créditos de energia. Esses créditos podem ser usados naqueles meses em que a incidência de radiação solar é menor, para que no fim de 1 ano de sistema funcionando, o consumidor não tenha mais custos com energia. Os créditos de energia elétrica gerados mês a mês podem ser usados em até 5 anos após o mês de geração.

Numa outra forma de geração, chamada de autoconsumo remoto, o consumidor pode dividir a energia gerada na sua residência com outras localidades, deixando o sistema proporcionalmente mais barato do que instalar em duas localidades diferentes.

A Regulamentação da Energia Solar no Brasil

Clique aqui e saiba mais sobre a Regulamentação da Energia solar no Brasil através da RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 482, DE 17 DE ABRIL DE 2012

Etapas

Conheça grandes vantagens da Energia Solar!

Assine nossa Newsletter

Preencha o formulário abaixo e receba novidades!